Como escolher uma plataforma de Loja Virtual

curso de comercio eletronico 2014Este artigo tem como objetivo apresentar informações que ajudam na compreensão e tomada de decisão sobre a escolha de plataformas de loja virtuais para estratégias de comércio eletrônico.

Por Bruno Porto. Revisão João Paulo Balthazar.

Plataforma é a tecnologia utilizada na criação de uma loja virtual.

Escolher a mais adequada para o seu projeto é fundamental.

Entenda melhor com estas 10 perguntas e respostas:

1) Quais os principais modelos de plataforma de Lojas Virtuais?

Existem no mercado diversas modalidade de plataforma (SAAS, Customizados, Open Source) e cada modelo tem seus pontos positivos e negativos.

Contudo, os projetos customizados e com infraestrutura terceirizada são os mais eficientes e seguros.

A comparação mais comum é entre o modelo SAAS, o Open Source e o Customizado.

O modelo SAAS refere-se ao uso de licença de software padrão que apresenta grandes limitações de customização.

O Open Source baseia-se em tecnologias de código de programação aberto que aproveitam projetos já existentes.

São personalizáveis, mas não permitem uma customização integral conforme todas as necessidades de uma empresa.

Já no modelo Customizado, toda a tecnologia é desenvolvida para atender em 100% as necessidades de uma empresa.

O projeto tem como objetivo oferecer a melhor usabilidade possível para o cliente virtual, fator-chave para o sucesso de uma loja virtual.

2) Plataforma de Loja Virtual influencia no ROI?

Influencia sim, e muito!

O Retorno sobre o Investimento depende da correta aplicação de recursos.

A plataforma é um dos recursos mais importantes para garantir que os resultados sejam alcançados, pois precisa permitir que todas as estratégias de captação de clientes sejam implementadas e também persuadir para o processo de compra para que as taxas de conversão sejam as mais altas possíveis.

3) Como funciona a manutenção de uma Plataforma de Loja Virtual?

O empreendedor deve estar atento ao custo manutenção da plataforma.

Devido às mudanças tecnológicas, o desenvolvedor escolhido deverá atualizar frequentemente o sistema.

Ex: a cada atualização dos navegadores – como Internet Explorer – a plataforma deverá ser atualizada para garantir a visualização de todos os componentes do site pelo cliente.

4) Como a Plataforma deve evoluir?

O fornecedor deve ter uma estrutura e velocidade que permita acompanhar as evoluções tecnológicas e crie novas oportunidades para a plataforma, não somente para atualizá-la como também para integrá-la em outros sistemas.

Ex: versões da loja para dispositivos móveis e Facebook.

5) Qual a melhor infraestrutura para Lojas Virtuais?

Existem 2 modelos de infraestrutura : In House e Datacenter.

O primeiro exige que todos os investimentos em hardware e gestão sejam feitos pela empresa, por isso é um modelo cada vez menos utilizado.

Já nos Datacenters, a hospedagem da loja é terceirizada.
É importante que o fornecedor saiba dimensionar demandas e tenha suporte adequado para a correta performance e segurança da loja virtual.

6) Cobrança por Page View ou Tráfego de Dados?

As lojas virtuais recebem visitantes e este tráfego é suportado pela banda de internet disponibilizada pelo fornecedor de hospedagem.

Os modelos comerciais mais utilizados são a cobrança por Page Views (páginas vistas pelos usuários) e tráfego de dados.

O modelo Page View é mais fácil de entender, porém tem custo mais elevado.

A cobrança por tráfego de dados é mais precisa, tem menor custo e porque não dizer: mais justa.

7) Lojas Virtuais precisam ser integradas com sistemas de gestão?

Sempre que a empresa tiver um sistema ERP, a integração de dados é importante para que haja maior controle e segurança nas informações que são disponibilizadas para os clientes virtuais.

Esta integração pode ser:

1. Parcial: integra-se dados do estoque, pedidos e clientes.

2. Integral: além dos dados acima, integram-se também os dados dos produtos

Devido aos custos com tráfego de dados, a orientação para pequenos e médios projetos é a integração parcial.

Caso a empresa não possua sistema de gestão, deve-se buscar alternativas para a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e) , pois a Secretaria da Fazenda audita eletronicamente todas as operações online.

8) Como fazer análises de crédito em lojas virtuais?

No mercado existem excelentes ferramentas de análise de riscos que são integradas à plataforma para verificar a probabilidade de um pedido ser uma fraude.

Este processo auxilia na tomada de decisão do gestor para o aceite do pedido, diminui custos e perdas.

Como exemplo, citamos a ClearSale, uma das melhores empresas do mercado que provê um serviço de análise terceirizado onde assume o risco junto com a Loja.

9) Qual a influência da Plataforma nas ações de Marketing Digital?

A eficácia das principais estratégias de marketing digital para comércio eletrônico depende da flexibilidade da plataforma, pois exigem adequações minuciosas para que os custos de captação e conversão de clientes sejam baixos.

As agências e profissionais qualificados costumam desenvolver ações complexas e integradas.

Destaque para a mudança constante de banners e conteúdos comerciais e, principalmente, para a captação de clientes via Google, estratégia diretamente dependente da qualidade e flexibilidade da plataforma.

10 ) Quais são os componentes básicos de uma Plataforma?

Se almejar resultados com sua loja virtual, alguns requisitos básicos são:

– Layout personalizado
– Filtros automáticos
– Integração com diversos meios de pagamento
– Integração com sistemas de gestão – ERPs
– Integração com os Correios e transportadoras
– Integração com ferramentas de análise de risco
– URls amigáveis e flexíveis para alterações
– Google Analytics
– Relatórios de gestão personalizados
– Emails automáticos
– Cobrança por tráfego de dados
– Certificado de segurança
– Sistema de cupons de desconto
– Visualização de produtos com zoom
– Comentário dos clientes sobre os produtos
– Integração com mídias sociais
– Flexibilidade nas formas de busca de produtos. Ex: busca fonética
– Versão Mobile
– Versão Facebook

Quer ajuda para escolher a melhor plataforma para a sua realidade? Entre em contato.

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