Marketing na Era das Redes Sociais

Hoje já não há mais discussão.16184909-grupo-de-executivos-colagem

Se você quer acelerar o seu crescimento profissional e ter influência direta no aumento de vendas da sua empresa, precisa utilizar as redes e mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin em suas estratégias profissionais e empresariais.

Tendo como base o Facebook, uma rede social que já conta com 94.000.000 de usuários no Brasil e cerca de 1,3 bilhão no mundo todo, a necessidade de compreender as influências das redes sociais no relacionamento com clientes é caminho obrigatório para todos os profissionais de comunicação, marketing e vendas, como também importantíssimo para profissionais de qualquer área que desejam crescer através de um sólido networking.

Além disso, toda pessoa que já é ou deseja ser um líder precisa entender profundamente toda a revolução comportamental causada pela internet.

Analise comigo: se as novas formas, meios e hábitos de comunicação transformaram as relações pessoais e profissionais, incluindo as relações das empresas com todos os seus stakeholders, a definição de estratégias de relacionamento está intimamente ligada ao atendimento de expectativas dos usuários de redes sociais digitais.

E este é justamente o público dos líderes deste novo mundo digital, concorda?

A partir do estudo destes novos hábitos e comportamentos, é possível desenvolver um planejamento orientado para as pessoas, mais especificamente para as experiências dos clientes que agora esperam muito mais facilidade na identificação de oportunidades de satisfazerem suas necessidades e desejos (ofertas de produtos), como também melhor atendimento dos seus fornecedores e ainda mais facilidade de compra via democratização dos canais offline e online (conveniência e conforto são palavras de ordem).

Veja bem, todos nós, enquanto clientes, somos carentes por fornecedores que estabeleçam relacionamentos verdadeiros e que nos orientem para tomarmos decisões corretas, promovendo assim relações de longo prazo, em detrimento à lucros e vantagens momentâneas apenas para o vendedor.

Esta aí a grande oportunidade, principalmente para pequenas e médias empresas com recursos restritos: precisamos de uma gestão saudável de um pequeno grupo de excelentes clientes para garantir a maior parte do faturamento e lucros (e ainda é provável que a outra parte venha das indicações destes mesmos clientes especiais).

E novamente as redes sociais se destacam como ferramentas de relacionamento.

Nota importante: se relacionamento para você é apenas fazer amizade com o cliente, está na hora de rever os seus conceitos.
Claro que a amizade é importantíssima, mas relacionamentos profissionais são sustentados por estratégia e gestão.

Mas como aplicar as redes sociais de forma inteligente, produtiva e rentável?

Primeiro, é importante aprender a dinâmica, propósitos e motivações que promovem a participação das pessoas nas principais redes sociais digitais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Depois, é importante decidir quais tem potencial para a geração de resultados de acordo com a realidade de cada projeto.

A partir daí, desenvolve-se o planejamento estratégico que deverá responder, no mínimo, às perguntas:

1. Qual o posicionamento e personalidade da marca considerando os perfis, necessidades e aspirações do seu público-alvo?

2. A identidade e a comunicação visual da marca refletem este posicionamento e podem causar o impacto necessário para conquistar novos fãs e seguidores?

3. Baseados no posicionamento da marca, quais serão as propostas de valor para atrair e criar intimidade não somente com clientes e formadores de opinião, mas também com os demais stakeholders, como colaboradores, fornecedores e a comunidade onde a empresa está inserida?

4. Qual será a estratégia de conteúdo e relacionamento (pauta editorial, abordagem, linguagem, atendimentos e diálogo) para motivar interações entre a marca e o público?

5. Quais as estratégias de mídia e captação de clientes?

6. Quais as ferramentas de conversão e vendas digitais, como web site e loja virtual?

7. Como serão os processos de atendimento e relacionamento comercial após a captação do cliente?

8. E, por fim, mas não menos importante, como será a gestão dos indicadores de desempenho e resultados para analisar a viabilidade das estratégias e evoluí-las continuamente?

Após o planejamento estratégico, parte-se para o planejamento tático e operacional.

É bastante importante que as ações, processos e investimentos sejam determinados com base nos recursos existentes, os quais destaco:

A. Verba $: se você quiser resultados realmente consistentes que acelerem o crescimento do seu negócio, o seu ‘recado’ precisa chegar para o máximo de clientes potenciais o mais rápido possível.

Para isso é preciso investir, por exemplo, em anúncios patrocinados no Facebook.

Então é preciso reservar algum dinheiro para estes investimentos, caso contrário, mesmo que esteja realizando um belo trabalho, pode estar falando para um público tão pequeno que não terá retorno algum.

B. Profissionais competentes: internos ou terceirizados, os profissionais precisam ter competências específicas para a conquista de relacionamentos com os clientes.

Textos,  imagens, áudios e vídeos precisam ser coerentes com os objetivos, lembrando que as conexões entre pessoas são feitas por estímulos emocionais e não racionais.

Destaco o profissional que produzirá os conteúdos pelo seguinte motivo: se o objetivo maior é a interação com os fãs/seguidores, além de saber gramática, precisa ter a habilidade de aplicar estímulos emocionais em quase tudo o que escreve.

Sabe o por quê? Porque só há uma motivação que explica o gigantesco sucesso das redes sociais: diversão.

Desviar a atenção para propostas comerciais requer habilidade e até mesmo uma pitada de malandragem (mas honesta, ok?).

Assim, uma mesma pauta editorial pode ser um tremendo sucesso, como também um baita fracasso.

Depende apenas de quem a coloca em prática.

Nota importante: se o seu texto tiver uma abordagem publicitária ou jornalística, acredite, será ignorado.

C. Campanhas e conteúdos já existentes: se, por exemplo, a empresa já realiza campanhas publicitárias e comerciais frequentes, certamente terá mais conteúdo disponível para aplicar nas redes sociais.

Só não vale esquecer de adaptar a abordagem e linguagem para as redes sociais.

Finalizando o raciocínio, ao traçar metas e definindo os métodos de trabalho, o potencial do projeto gerar os resultados almejados é infinitamente superior do que se fazer tentativas aqui e ali sem conhecimento e um mínimo de dedicação e disciplina.

E mais, pare de acreditar nas propostas milagrosas que estão pipocando na internet dizendo que suas vendas (e consequentemente a sua empresa) aumentarão do dia pra noite 10, 15 ou 1 milhão de vezes.

Isto simplesmente não existe, o que não quer dizer que não existam técnicas válidas.

O problema está somente na falta de honestidade nas propostas, conduta que condeno veemente.

Precisa de parceiro que ajude e esteja comprometido com você? Conte comigo.

Veja como posso compartilhar conhecimento e know-how:

1. Cursos de capacitação: já realizei aproximadamente 40 turmas onde eu e meus colegas capacitamos cerca de 500 profissionais.

Após uma atualização de conteúdo, dois cursos estão sendo disponibilizados:

Curso Marketing na Era das Redes Sociais , que contempla exatamente o conteúdo acima.

E o Curso de Marketing Digital e Comércio Eletrônico.

Os conteúdos, somados, permitem que os participantes adquiram sólidos conhecimentos para se colocarem como líderes digitais em suas empresas.

2. Palestras empresariais: o conteúdo acima pode ser apresentado inicialmente para a empresa no formato de palestras rápidas para que seja abordado primeiro o aspecto cultural junto aos colaboradores das mais diversas áreas que contribuem, de uma forma ou de outra, para que a experiência do cliente com a empresa seja positiva (ou negativa).

A proposta é personalizada. Entre em contato.

E, além da abordagem comercial, disponibilizamos também uma palestra com uma abordagem humana destinada à todos os funcionários da empresa, sem exceção.

É a Palestra ‘Redes Sociais – suas influências, benefícios e malefícios’.

Invista no uso consciente e na segurança digital da sua equipe. Contrate para a sua empresa.

3. Treinamentos empresariais: sua equipe pode ser treinada dentro da própria empresa com a vantagem de reunir todos os profissionais que atuam junto aos clientes, conforme as vantagens já apresentadas no item 2.

Esta é uma proposta altamente personalizada que pode ser iniciada com treinamentos específicos e depois ser somada ao coaching (ver item 5).

Entre em contato para saber mais.

4. Programa de Capacitação para Comunidades Empresariais: se você participa de uma comunidade de empresas como um shopping center, especialmente no papel de gestor de marketing e relações públicas, há um programa destinado à promover o trabalho colaborativo entre a administração e lojistas tendo as redes sociais como agregadoras.

Entre em contato para conhecer o Programa. Tenho certeza de que irá te surpreender, pois acredito não haver nada similar no mercado.

5. Coaching presencial ou virtual: o processo de coaching atua na análise crítica, monitoramento, orientações e suporte seja na implementação ou na evolução do seu projeto de mídias sociais.

Pode ser individualizado ou em grupo e permite a contratação de uma orientação rápida de duas horas até o acompanhamento frequente por longo prazo, ou seja, também é personalizado de acordo com a sua necessidade.

Conte-me sobre você ou sobre a sua empresa e receba uma proposta.

Como pode ver, há várias formas para que adquira o conhecimento e tenha o suporte necessários para utilizar as redes sociais de forma inteligente, produtiva e rentável.

Vamos trabalhar juntos?

JP

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